CAPS DE ESPERANTINÓPOLIS É REFERENCIAL DE ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Esperantinópolis é um dos exemplos positivos de atendimento à saúde em nosso Município. Cerca de 200 pessoas são acompanhadas em regimes específicos: Intensivo, com atendimentos diários e de caráter integral; semi intensivo,  com atendimento três vezes por semana; e não intensivo, com atendimento de duas a três vezes ao mês.

O CAPS de Esperantinópolis conta com um corpo técnico especializado formado por psicóloga, psiquiatra, terapeuta ocupacional, assistente social, enfermeira, além dos assistentes técnicos e outros profissionais, num total de 21 pessoas, que realizam trabalhos na unidade local e também em visitas domiciliares com as famílias dos usuários dos serviços do CAPS.

Uma das ações que mostra o diferencial desta unidade é o CAPS Itinerante, que já fez atividades na sede (bairros), além dos povoados Jiquiri, Palmeiral e o município vizinho de São Roberto.

As atividades são diversas, como as esportivas: futebol, vôlei, natação, queimada; as lúdicas, como piqueniques; artísticas, como cursos de pintura e artesanato, além de várias outras atividades individuais e em grupos, inclusive com eventos especiais em datas comemorativas, e assim promovendo a integração e melhores condições mentais e físicas dos usuários.

Esperantinópolis tem um dos melhores serviços da região neste segmento, tendo como diretora Flores Bela Costa de Araújo, e a unidade recebe o acompanhamento e apoio do prefeito Dr. Raimundinho, que também é médico, e por isso vem demonstrando total interesse em programas que busquem a melhoria de vida do esperantinopense neste setor, que é uma das prioridades desta gestão.

CAPS - O que é  
Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.  Os CAPS são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário.

É função dos CAPS:
- prestar atendimento clínico em regime de atenção diária, evitando as internações em hospitais psiquiátricos;
- acolher e atender as pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território;
- promover a inserção social das pessoas com transtornos mentais por meio de ações intersetoriais;
- regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental na sua área de atuação;
- dar suporte a atenção à saúde mental na rede básica;
- organizar a rede de atenção às pessoas com transtornos mentais nos municípios;
- articular estrategicamente a rede e a política de saúde mental num determinado território
- promover a reinserção social do indivíduo através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Estes serviços devem ser substitutivos e não complementares ao hospital psiquiátrico. De fato, o CAPS é o núcleo de uma nova clínica, produtora de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento.


Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, potencializadora de suas ações, preocupando-se com o sujeito e a singularidade, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.








1 comentários:

Parabéns pelo trabalho, a saúde levada a sério. Excelente profissional.

24 de novembro de 2013 às 14:47 comment-delete

Postar um comentário