CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA HPV EM ESPERANTINÓPOLIS.


Na última quinta-feira (dia 13), a Secretaria da Saúde de Esperantinópolis iniciou a Campanha de Vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV). A vacina do HPV é uma vacina quadrivalente, que protege contra o câncer do colo de útero, doença muito grave que pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre as mulheres.

No decorrer do ano de 2014, serão vacinadas conta o HPV todas às meninas que estão na faixa etária entre 11 anos a 13 anos 11 meses e 29 dias. Neste mês de março serão vacinadas as meninas nos estabelecimentos escolares, tanto da rede municipal quanto estadual. Sendo que a segunda dose da vacina fica agendada para daqui a seis meses, ou seja, no mês de setembro deste ano. A terceira dose da vacina será aplicada em cinco anos (março de 2019), para completar o esquema vacinal.

A imunização é importante porque além de melhorar a qualidade de vida das mulheres, previne o aparecimento do câncer de colo de útero em longo prazo. Segundo a secretária de saúde, Fabiana Ibiapina, “a medida visa prevenir o aparecimento do vírus HPV, que é o causador de 90% dos casos de câncer de colo uterino e de 70% de outros tipos de câncer que são causados pelos tipos 16 e 18 do HPV, que são os componentes da vacina”. 

Solicita-se aos pais e responsáveis para observar estes prazos das demais doses e assim garantir que suas filhas estejam realmente imunizadas. Lembramos que as meninas que irão completar 11 anos no decorrer de 2014, após o mês de março, deverão procurar os Postos de Saúde para receber as doses das vacinas contra o HPV.

0 comentários:

Postar um comentário